segunda-feira, 24 de janeiro de 2011


O Cortiço - Aluísio de Azevedo



Romance de Aluísio Azevedo que conta diversas histórias paralelas com relação a um Cortiço de propriedade do português João Romão, entre elas a da moradora Rita Baiana é uma mulher expansiva e liberada que se envolve com Jerônimo, jovem lusitano recém-chegado ao Brasil, a do dono do Cortiço com a negra Bertoleza, e sua rivalidade com o rico vizinho Miranda,a de Pombinha, sua mãe D. Isabel e a prostituta Léonie, e outras mais que demonstram a natureza humana da visão Naturalista.


Li esse livro para um trabalho de Língua Portuguesa no meu colégio.
Como é escrito com a linguagem da época em que foi escrito (século XVIII), há várias palavras, contextos e linguagens de expressão para mim, desconhecidas pois já pararam de ser usadas mutio tempo atrás. A leitura é muito complicada, e francamente falando (todos que leram tiveram o mesmo problema) de dez palavras que se lê neste livro seis não dão para entender, então imaginem, é como ler um livro que não se passa nos tempos atuais e ainda escrito em outra lingua. Para mim foi dificil mas como tinha de faze o maldito trabalho terminei de ler. O livro tem uma ótima temática, quando se chega ao final, você liga todos os pontos e reflete sobre a história, vê que mesmo tendo sido escrita muito tempo atrás, tudo é muito parecido com a situação atual do mundo, traições, brigas, confusões, morte e exploração.
Como já disse é dificil, quase impossivel de se ler, mas a história é muito boa e eu soube que há também o livro em quadrinhos, o que facilita muito.



Minha Classificação:

9

9 comentários:

Tata disse...

Eu amo clássicos mas O Cortiço está entre os que mais detesto, não consegui gostar do livro e me cansei muito lendo. Concordo com você em praticamente tudo! Beijos.

Thai
(Equipe Por Trás das Letras.net)

vanessa b.' disse...

aaah eu to lendo esse livro *-* bom, eu parei uns dias porque é muito complicado mesmo, mas a história é mt booa (:

Juliana Caroline disse...

Rs... Ah os clássicos, requisitos para vestibular e um tormento para a grande maioria dos estudantes =]

Confesso que li pouquíssimos... Achava super cansativo...

Beijos

Mayara disse...

q legal ter o livro em quadrinhos!!

Agatha S. disse...

Deve ser ótimo!
Beijo
http://agathasplace.blogspot.com/

Karine Marinho disse...

Nunca tentei ler até mesmo porque eu não gosto de clássicos, mas quem sabe um dia eu leia nem que seja por obrigação!
Beijos,K.
Girl Spoiled

Lari disse...

Oii,
li esse livro por causa da escola também.
No começo, odiei.. depois quando foi chegando no final ficou bem interessante.
Adorei o blog.. beijão

vanessa b.' disse...

amr, tem selo pra vs, na página de selos, o primeiro (:

paros28 disse...

O Aluisio de Azevedo sabia fazer livros interessantes apesar da época, os livros dele prendem o leitor.

Obrigada pelo contato pelo skoob, adorei conhecer o blog

Postar um comentário

Faça uma blogueira feliz! Deixe seu comentário.

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t