segunda-feira, 16 de maio de 2011


Contos de Espanto e Alumbramento - Ricardo Azevedo



O livro apresenta nove versões de contos populares em que o diálogo entre o 'maravilhoso' e a 'vida concreta' tende às instâncias desta última. Neles, o leitor certamente encontrará heróis enfeitiçados, animais mágicos, monstrengos e encantamentos, mas notará que os temas da transgressão, da paixão, da violência, da inveja, do amor e da sexualidade - assuntos da vida concreta - são preponderantes e estão delineados com grande nitidez. Talvez seja esse o diferencial dos contos populares recontados nesta obra. 



Peguei este livro curtinho para ler apenas como um passatempo, uma leitura relaxante. Me surpreendi de entrar em sua pagina no skoob e ver que tão poucas pessoas leram ou têm vontade de ler ele.
O autor é brasileiro, e conta histórias que me remetem a Bahia, talvez pelas imagens, pelo jeito de sua escrita.. Bom eu achei este livro meio parado, as histórias são muito fantasiosas, e até chatas as vezes, não tive o menor pique de ler esses contos. A maioria dos personagens principais dos contos se chamavam Jõao, e em alguns contos os personagens nem nome tinham..
Não achei que os contos são de "espanto", são apenas aquelas histórias de maldições por monstros, viagens que duram dias a pé, linguagem dos animais.. Eu me enchi das histórias desse livro, não gostei, o autor teve uma boa ideia mas acho que não soube explorar os recursos que tinha, minha nota para este livro é somente "Regular".



Minha Classificação:





4

4 comentários:

Kamila Raupp disse...

Eu não consigo gostar de contos, principalmente se forem populares! KÇAJDKLAS

Beijos, Kamila.

http://vicio-de-leitura.blogspot.com

Entre Fatos & Livros disse...

Eu não conhecia o livro, nem o autor... para falar a verdade, não me chamou mto atenção. Não sou a maior fã de contos....

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Nataly disse...

Quando li a sinopse, me interessei, devido aos recursos mostrados. Mas, pelo visto, ele não soube aproveitar, né.

Nataly Nunes
www.critiquinha.com.br

Nathália Risso disse...

Oi Jaine! Tudo bem?

Primeira vez aqui no seu blog! Adorei o layout, lindo demais! Parabéns! Já estou seguindo :D

Pela sinopse do livro já não havia gostado muito, e pelo sua resenha, acho que não faz meu gênero! É muito ruim quando a ideia do livro é boa, mas o autor peca na exploração dessa ideia :S

Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
Novidades Literárias #3 + Nova parceria
Beijos, Nath
@brgnat
Books In Wonderland - http://booksinwonderland.blogspot.com

Postar um comentário

Faça uma blogueira feliz! Deixe seu comentário.

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t